Nessa série de textos nós já te mostramos como é importante saber mais sobre precificação de produtos e abordamos também sobre mark-up.
Além disso, também conseguimos te oferecer um método para verificar se os seus resultados foram corretos, garantindo que a precificação vai se dar da forma mais funcional possível.
Agora nós vamos explicar de forma mais profunda as questões relacionadas a definição de preços, para que você tenha completa noção do que envolve esse tão importante processo. Vem conferir!
Como você sabe, a definição de valor de produtos e serviços de forma correta é um processo fundamental, pois garante que os valores fiquem de acordo com os praticados no mercado e que cubra seus custos, despesas e te possibilite ter lucro líquido, necessário para tornar um negócio rentável.
De modo geral, um empresário que vai fazer o processo de precificação precisa ter em conta uma série de fatores, mas em especial ele precisa considerar o mercado, ou seja, a sua concorrência e as finanças da empresa, ou seja, a quantas anda a contabilidade do empreendimento. A seguir vamos comentar essas questões mais claramente!
O mercado e seus abalos sobre a precificação
Como nós sabemos, nenhuma empresa vende em um mercado sozinha. Ela tem que lidar com uma concorrência, e de acordo com aspectos do mercado o ideal é que o preço que um negócio pratica se aproxime do praticado pelos seus concorrentes diretos, que ofertam na mesma categoria e com a mesma qualidade.
Do contrário a tendência é que os preços desse empreendimento acabem se destacando negativamente dentro desse setor, o que vai dificultar o processo de conversões.
Alguns vários fatores devem ser considerados quando estamos falando de precificação no prisma do mercado, e nós abaixo vamos apresentar os principais pontos:
O quanto a marca é conhecida;
O tempo que ela está no mercado;
O volume de vendas que ela apresenta;
A força da concorrência;
As finanças e seus abalos
O aspecto financeiro também pesa na formação do preços de um produto ou serviço. Isso porque é fundamental que sejam cobertos nesse valor de venda as despesas variáveis (exemplo: comissões), as despesas fixas (exemplo: aluguel) e claro, custos relacionados a produção e o lucro líquido, que deve existir para que o negócio seja rentável.
A importância do equilíbrio
Uma questão que deve ser entendida é que se a empresa pratica um preço inferior ao necessário para cobrir os custos do negócio a tendência é que o mesmo sofra, e em algum momento até encontre o seu fim.
É necessário que haja equilíbrio para que um empreendimento se mantenha de pé. Não adianta pedir menos para o público achando que assim o negócio vai se sustentar, porque isso não vai perdurar.
A necessidade de se fazer pesquisas e projeções
Para determinar preços e decisões relacionadas a um negócio é importante fazer projeções e também realizar pesquisas específicas. Por exemplo, para você ter uma ideia do que pode esperar das vendas é importante avaliar como elas ocorreram nos períodos anteriores.
Nesse caso específico algumas questões podem ser relevantes e transformar as projeções feitas, fazendo com que elas falhem. Entre os principais motivos para elas não darem certo podemos elencar…
O acontecimento de eventos como Olimpíadas, eleições e Copa do Mundo;
O acontecimento de datas de grande relevância, como Dia das Mães ou o Natal;
O surgimento de novos produtos;
O surgimento de novos hábitos no setor;
O surgimento de novos concorrentes;
Além disso, você pode fazer pesquisas para avaliar se determinados produtos ou serviços têm mais demanda que os demais, porque assim você se alinha melhor às necessidades do seu público-alvo, aumentando as suas chances de conversão.
Obviamente existem motivos que fazem com que a demanda pública varie bastante, e entre essas razões que precisam ser consideradas nós vamos listar as mais relevantes:
O surgimento de novos produtos e serviços;
O acontecimento de uma crise econômica;
A desestabilização da política;
Ou seja: fica claro que quando estamos falando sobre a precificação de produtos e serviços estamos lidando com questões muito sensíveis, que envolvem muitos detalhes e muitas problemáticas, podendo variar a qualquer momento e se transformar do dia para a noite. Quem forma preços precisa estar atento ao mercado, as finanças e a sociedade como um todo! Não é fácil!
Ainda assim, esperamos que a nossa série de textos tenha te ajudado a compreender mais plenamente como funciona e o que envolve a definição de preços, um processo primordial para o sucesso das empresas. Boa sorte na sua caminhada com seu negócio!