um homem que se preocupa em atingir o limite do MEI

Ao atingir o limite do MEI o que acontece?

O Desenquadramento da MEI por atingir o limite do MEI, é certamente um dos maiores medos de empreendedores que optam por essa figura do Simples Nacional. Com diversos benefícios únicos, é apenas a inscrição nessa figura que possibilita certas rotinas empresariais de existirem com uma margem de lucro positiva.

Para que o medo do desenquadramento da MEI não seja algo que lhe persegue sem motivo, que tal entender hoje o que acontece ao atingir o limite da MEI, algo que costuma ser o fato determinante principal para o citado desenquadramento?

Se após a leitura lhe restarem dúvidas, não hesite em falar com um de nossos profissionais. Confira o que preparamos para você.


O que acontece quando atingir o limite da MEI

Precisamos ser bastante diretos nesse ponto – uma vez que o limite da MEI seja atingido, o empreendedor não pode mais manter a empresa na categoria de MEI. O valor excedido sofre incidência de multa, essa que será cobrada por via de uma guia de recolhimento complementar.

O primeiro passo a ser dado quando se atinge o limite da MEI é solicitar imediatamente o desenquadramento, reenquadrando em outro modelo que compreenda seu faturamento e suas atividades econômicas. Para encontrar esse encaixa, recomenda-se o auxílio de um contador, que poderá guiar melhor o processo de reenquadramento.


Como saber se houve desenquadramento da MEI

Caso você não conte com o acompanhamento de um profissional em contabilidade, perceber que houve um desenquadramento da MEI pode ser confuso. Se você sabe que descumpriu alguma regra, deve partir do pressuposto de que sim, a empresa já foi desenquadrada, quer seja esse o motivo financeiro ou burocrático.

Caso deseje ter certeza de que houve o desenquadramento, pode fazer uma consulta rápida no Portal do Simples Nacional, e então clicar na opção Consulta Optante Simples. Caso perceba que sua marca não está mais presente, significa que deve entrar em contato urgentemente com um contador, a fim de regularizar sua situação, voltar a poder emitir notas fiscais, e evitar o acúmulo de pendências perante o Fisco.


Como um contador pode ajudar sua empresa

Uma vez que o desenquadramento tenha sido percebido, o contador poderá ajudar sua marca por meio do reenquadramento. Em passos posteriores, poderá ajudar sua marca a criar mecanismos para evitar que tais problemas com o Fisco não voltem a ocorrer, estabelecendo, por exemplo, um controle interno, manejo de verbas e outras iniciativas que vão evitar futuros desenquadramentos de regimes tributários, ou mesmo incorrer em evasão fiscal.

Para que tais iniciativas sejam bem sucedidas, é importante contar com profissionais especializados em contabilidade, realmente capazes de aplicar conceitos atualizados e legais.


Converse conosco da Onix e saiba mais

Na Onix você tem acesso a profissionais especializados nos lidares burocráticos da contabilidade. Que tal conversar com um de nossos colaboradores a fim de entender melhor como podemos te ajudar? Estaremos esperando seu contato desde já, ok? Não esqueça de conferir nossos posts antigos aqui em nosso blog. 

Um grande abraço e nos falamos muito em breve. Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *