Confira as Vantagens do dropshipping na prática

Como o dropshipping funciona na prática?

Talvez você ainda não conheça a modalidade de dropshipping, mas saiba que é um tipo de logística de e-commerce, que dispensa o estoque dos produtos pelo lojista. Sem dúvida, é uma opção muito atraente por ser de baixo investimento, gerando boas oportunidades. 

Pensando nisso, a Onix Mais elaborou esse artigo com o intuito de esclarecer como funciona esse modelo de negócios, além de mostrar as suas principais vantagens.

Dropshipping: entenda seu fluxo de processo

O dropshipping é um modelo de negócio digital onde o vendedor não mantém estoque dos produtos em sua loja. Ou seja, atua como um intermediário entre o fornecedor dos produtos e o consumidor final para que a operação comercial seja efetivada.   

O que significa que não precisa de espaço para manter um estoque dos produtos. E nem se preocupar com uma estrutura para entrega e devolução de mercadorias. De fato, o lojista tem de cuidar das condições para a operação de venda. 

Ou seja, ter uma plataforma para receber os pagamentos online, fazer o gerenciamento dos pedidos e encaminhar para os fornecedores. Além disso, deve investir em estratégias de marketing para e-commerce para atrair os clientes e alavancar as vendas.

Sendo de grande importância o atendimento oferecido aos clientes, pois é a forma de estabelecer um relacionamento mais próximo e conseguir que voltem para novas compras na loja virtual. 

O dropshipping também pode ocorrer com negociações internacionais, que pode oferecer um leque maior de produtos e atrair mais clientes. No entanto, tem de lidar com o processo de importação de mercadorias, que muitas vezes torna o processo mais complicado. 

Uma operação de dropshipping na prática 

Veja a seguir o fluxo e a explicação de como é funciona uma operação de dropshipping, na prática:

Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/os-pros-e-contras-dropshipping

1.º – Um cliente faz um pedido para a compra de um determinado produto na loja virtual, sendo que efetua o pagamento conforme o preço estipulado pelo lojista; 

2.º – O lojista repassa o pedido do produto para o fornecedor e efetua o pagamento pelo preço de atacado do produto ou outra forma negociada com o fornecedor. A diferença entre o preço que o lojista pagou e o que recebeu do cliente constitui o seu lucro; 

3.º – O fornecedor processa o pedido e programa a entrega direta para o cliente. Desse modo, não tem nenhum contato direto com o consumidor. 

4.º – Caso o cliente queira devolver ou trocar o produto, faz a solicitação na loja virtual e o lojista repassa para o fornecedor, sendo o responsável por executar essa logística reversa.

Vantagens do dropshipping na prática

O dropshipping oferece inúmeras vantagens para os lojistas, sendo que as principais são as seguintes:

1.º – A gestão do estoque e da logística de entregas fica por conta dos fornecedores, dispensando o lojista de arcar com esses custos;

2.º – Permite um baixo investimento inicial, que facilita para dar início ao negócio com mais facilidade e trabalhar até mesmo de sua casa com o seu computador;

3.º – Maior facilidade para a gestão do negócio, visto que não precisa efetuar gestão de estoques e de logística de entrega.  

Portanto, o dropshipping é um tipo de e-commerce que se torna bastante atraente por permitir que o lojista seja um intermediário das vendas online. Com isso, não precisa se preocupar com os estoques físicos e entrega de produtos para os clientes. 

Se ficou interessado em começar o seu negócio digital, saiba que temos soluções para facilitar todo o processo, principalmente na parte dos impostos. Acesse o site Onix Mais e conheça um pouco do que temos para oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *