comerciantes vendo o seu controle de estoque para depósito de bebidas

Controle de estoque para depósito de bebidas: como melhorar?

Com toda a certeza, o controle de estoque para depósito de bebidas é uma atividade de essencial importância para a eficiência das operações. Isso porque, o estoque é um ponto-chave para o funcionamento do negócio e garantia de entrega das vendas.

Para entender como melhorar o controle de estoque, continue lendo esse artigo, elaborado pela Onix Mais, explicando como funciona a gestão de estoques. Além disso, algumas dicas para otimizar o armazenamento e controle do estoque.

Como funciona o controle de estoque para depósito de bebidas?

Para começar, o controle de estoque para depósito de bebidas consiste no gerenciamento dos produtos antes de serem entregues aos clientes, após as vendas. De fato, é responsável pelo recebimento, armazenamento e estocagem das bebidas.

O que é de extrema importância para garantir que a quantidade de produtos armazenados e estocados estejam de acordo com a demanda de mercado e das vendas efetuadas. Afinal, estoque parado pode significar prejuízo em função de diversos fatores, tais como:

  • Vencimento do prazo de validade dos produtos;
  • Más condições de armazenamento, gerando deterioração ou danos aos produtos;
  • Estoque em excesso de uns produtos e falta de outros;
  • Produtos armazenados de forma inadequada, impedindo a fácil identificação.

Assim sendo, uma gestão eficiente do estoque, envolvendo todas as operações desse processo, assegura para a empresa maior eficiência e redução de custos. Por isso, é necessário adotar uma metodologia para fazer esse controle e categorização do estoque.

Melhorando o controle de estoque com a Curva ABC

Saiba que a Curva ABC para o controle de estoque para depósito de bebidas é uma ferramenta extremamente eficiente. Isso porque tem por objetivo identificar os itens de maior impacto no faturamento e que requerem maior atenção em sua gestão.

De fato, é uma metodologia muito fácil de ser aplicada, pois está baseada na regra 80/20, ou seja, em torno de 80% do seu faturamento é proveniente de cerca de 20% dos itens. Por isso, foi elaborada a seguinte classificação com faixas de percentuais:

Produtos da Curva A

Saiba que os produtos da Curva A são aqueles que somados correspondem a 80% do faturamento total e 20% do total de produtos comercializados. 

Produtos da Curva B

Os produtos da Curva B são aqueles de importância intermediária, que somados correspondem a 15% do faturamento total e 30% do total de produtos comercializados.  

Produtos da Curva C

Já os produtos da Curva C são aqueles de menor importância, que somados correspondem a 5% do faturamento total e 50% do total de produtos comercializados.  

Aplicando a Curva ABC, fica fácil para a gestão do depósito de bebidas entender quais são os produtos mais importantes, que merecem mais atenção. Bem como aqueles necessários para atender os clientes, mas não são tão significativos financeiramente.

Exemplo prático do cálculo da Curva ABC

Veja a seguir um exemplo do cálculo da Curva ABC, para o controle de estoque para depósito de bebidas, que permite classificar e categorizar os produtos estocados:

Fonte: https://blog.egestor.com.br/como-fazer-uma-curva-abc/

Para desenvolver os cálculos, basta seguir o seguinte passo a passo:

1. Liste todos os produtos comercializados e estocados pelo depósito de bebidas, com o valor de faturamento de cada item no período (não mostra no exemplo);

2. Organize os produtos listados na ordem de maior faturamento primeiro (coluna 2);

3. Calcule quanto o valor de faturamento de cada produto representa no faturamento total da empresa (coluna 3);

4. Faça a soma dos percentuais de faturamento de cada produto acumuladamente (coluna 4);

5. Classifique os produtos conforme os percentuais das Curvas A, B, C (coluna 5 – Conceito).

Portanto, com essa classificação da Curva ABC, o controle de estoque para depósito de bebidas fica muito mais eficiente. Pois, permite identificar os produtos mais importantes para dar maior atenção no gerenciamento. 

Além disso, ajuda a calcular a reposição de estoques de forma assertiva, evitando desperdício e comprando na quantidade necessária, sem sobras ou faltas.

Se ficou interessado na ferramenta da Curva ABC, saiba que temos soluções para facilitar todo o processo, principalmente na otimização dos cálculos. Acesse o site Onix Mais e conheça um pouco do que temos para oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *